Alpinópolis é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Na região é mais conhecida pelo seu antigo nome "Ventania". De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 18.490 habitantes.

Com uma população em torno dos 18 mil habitantes e uma área territorial de 459 quilômetros quadrados, a cidade de Alpinópolis tem o privilégio de estar numa das regiões mais prósperas do Estado. Além de ter uma economia bastante diversificada. A cidade tem se tornado cada vez mais conhecida nacionalmente através do Monte das Oliveiras, que é um espaço construído a céu aberto destinado à meditação, apresentações e excursões com finalidade religiosa (ecumênica).

A Igreja teve como seu destaque o Padre Ubirajara Cabral, que promoveu várias obras importantes para a Cidade, tais como Colégio, Hospital e várias outras obras de caráter social. Devido a importância da Igreja Católica na construção da cidade desde seu nascimento, o censo 2010 apontou que o número de católicos chega a 89,09% sendo a cidade com maior número de católicos da Diocese de Guaxupé. A Cidade Possui uma Paróquia, a São Sebastião na qual atualmente é presidida pelo Padre Donizetti de Brito (pároco).


Escolas