Carmo do Rio Claro é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 20.426 habitantes.

Localizado na região sudoeste do estado, é banhado pela Represa de Furnas. O município limita-se com Alfenas, Alterosa, Alpinópolis, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Guapé, Ilicínea, Nova Resende e São José da Barra. Destaca-se pela agropecuária, turismo e artesanato. Muito conhecida pelo artesanato em tear manual e pela produção de doces caseiros.

Estabelecida pela lei municipal número 605 de 1969. A cor é azul-celeste com uma estrela dourada, representa o azul do céu refletido nas águas da Represa de Furnas e a estrela trás a data da fundação do município: 5 de novembro de 1877. Acredita-se que o núcleo inicial teve origem na época das bandeiras com com a presença de José Barbosa de Arruda e Domingos Ferreira de Avelar, remanescentes da bandeira de Lourenço Castanho, célebre por ter dizimado os índios cataguá (Cataguazes) da região das Minas Gerais.


Escolas